CQPV

Reboque para veículos na garantia.

Reboque para veículos na garantia.

Recentemente nos deparamos com um caso no qual o associado havia comprado um veículo em outra cidade e este veículo fundiu o motor ainda na garantia. Nesse caso, quem deve arcar com o reboque? O proprietário do veículo, a associação ou quem realizou o serviço?

Bom, o proprietário do veículo dificilmente vai querer tirar o dinheiro do bolso para arcar com esse deslocamento, mas é obvio que se ele não tivesse feito a adesão a um programa de socorro mútuo ele tentaria fazer com que o responsável pela garantia arcasse com o deslocamento. E se não conseguisse, ele mesmo arcaria, porém, caberia uma ação para reaver o valor. 

Quando uma pessoa se filia a uma associação e adere a proteção veicular, ela está se juntando a um grupo por acreditar que este irá defender seus interesses. Por isso, é natural que após ter feito a adesão e o veículo parar, o associado simplesmente ligue no 0800 e solicite o reboque, cabendo à associação, ou à empresa de assistência 24 horas, em tempo hábil, resolver o problema do condutor.

O ideal nesse caso seria que imediatamente fosse enviado um reboque para que o veículo seja removido para a residência do associado, posteriormente, a assistência 24 horas poderia ter reportado a situação para o Jurídico que, por sua vez, tentaria um acordo com o responsável pela garantia para que esse arcasse com o deslocamento. Mas, não sendo possível um acordo amigável, é dever da associação enviar o veículo para o local solicitado pelo associado, desde que esse não ultrapasse a quilometragem contratada ou que o mesmo arque com esta diferença. Posteriormente, a associação pode executar judicialmente o garantidor para que a reembolse de todo o prejuízo com o reboque.

Vale ressaltar que esse é um caso atípico de garantia no qual o veículo percorreria uma longa quilometragem para ser reparado, e que a associação, para evitar despesas desnecessárias, pode solicitar ao associado que comprove que o veículo está na garantia. Esta documentação, inclusive, poderá ser utilizada no futuro como prova para reembolso dos valores gastos.

Preencha os campos

Anexe aqui o seu currículo em um dos formatos: pdf, jpg, png ou doc. Tamanho máximo 5mb.