CQPV

Qual o prazo correto para uma indenização?

prazo para idenizacao protecao veicular

Quando se trata de uma indenização integral surgem varias duvidas e a mais frequente é: “Qual prazo uma associação tem para indenizar um associado que teve seu veículo roubado?” A regra é simples, o prazo é o estipulado no regulamento do programa de socorro mutuo da associação, por isso, é importante que, antes de se afiliar a uma associação, o associado leia o regulamento atentamente e entenda como funcionam todos os prazos.

“A associação pode parcelar uma indenização integral?”

 A segunda dúvida mais frequente é: “A associação pode parcelar uma indenização integral?” Sim, desde que a última parcela seja paga dentro do prazo previsto em regulamento, portanto, se no regulamento está escrito que a associação tem noventa dias para realizar a indenização integral, o valor integral deve estar disponível para o associado dentro desse prazo. E caso alguma parcela extrapole o prazo, o associado deve procurar o Ministério Público, pois a diretoria estará indo contra o regulamento do programa de socorro mútuo.

“Mas e se a associação tiver um numero muito alto de sinistros naquele mês?”

Com isso, algumas pessoas vão se perguntar: “Mas e se a associação tiver um numero muito alto de sinistros naquele mês?” Independente da quantidade de acionamentos, é importante o associado entender que ele participa de um programa de rateio, portando, mesmo que a associação possua um grande numero de sinistros em um determinado período, o dever da associação é simplesmente rateá-lo. O que muda para o associado é que, nesse caso, ao invés dele receber a indenização integral de uma só vez, a associação pode parcelar o pagamento, mas é sempre importante frisar: A DATA DE VENCIMENTO DA ÚLTIMA PARCELA NÃO PODE SER POSTERIOR AO PRAZO ESTIPULADO NO REGULAMENTO. Com isso, claro, os mais atentos ainda dirão: “E aquela cláusula do fluxo de caixa que permite a associação à seu critério parcelar uma indenização?” Como já foi dito, a indenização pode sim ser parcelada, mas não por prazo indeterminado. Caso não tenha ficado claro, mesmo que para indenizar um associado o rateio sofra uma grande variação, É DIREITO DO ASSOCIADO RECEBER A INDENIZAÇÃO DENTRO DO PRAZO ESTIPULADO PELO REGULAMENTO.

Você ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto? Faça uma pergunta em nosso fórum ou deixe seu comentário abaixo que nossa equipe irá lhe responder.

Preencha os campos

Anexe aqui o seu currículo em um dos formatos: pdf, jpg, png ou doc. Tamanho máximo 5mb.