CQPV

Procon alerta sobre diferenças entre socorro mutuo e seguro.

diferenca entre seguro e protecao veicular

Existe diferenças entre socorro mútuo e seguros sim!

No ultimo dia 04 Gilberto Avelar do Procon, falou no programa EM DIA da rádio CAMARA SETE sobre a diferença entre seguro e proteção veicular, na opinião do Gilberto Avelar seguro e proteção veicular não são a mesma coisa, porém oferecem os mesmos benefícios.

 Durante a entrevista Gilberto Avelar explica que no socorro mútuo quando ocorre um sinistro o valor do prejuízo é rateado entre os associados, e que as associações não possuem fundo para rateio, diferente do que acontece nas seguradoras que amparam seus segurados com os valores arrecadados e que o beneficiário deve colocar isso na balança antes de aderir a uma proteção ou fazer um seguro. Gilberto cita ainda a menor restrição das associações em relação a veículos com mais idade, mas orienta ao cidadão a pesquisar antes de proteger o seu veículo.

 O apresentador do programa, Marcelo, perguntou a Gilberto sobre as garantias da proteção veicular, Gilberto explicou que as garantias estão no regulamento do programa de socorro mútuo, e ressaltou que perante a justiça o regulamento possui validade similar a de um contrato e o código civil resguarda os associados, portanto, ainda de acordo com Gilberto Avelar, ambos os modelos possuem segurança jurídica.

 Outra pergunta interessante de Marcelo foi em relação à capacidade de rateio das associações, ele perguntou o que aconteceria se em um mês 50% dos associados se envolve-se em uma colisão. Gilberto Avelar explicou que nesse caso o prejuízo deve sim ser rateado, mas deu a entender que isso aumentaria a inadimplência e que nesse caso, por lei, um associado não pode acionar o outro, portanto, caberia a associação arcar com o prejuízo e tomar medidas administrativas contra aqueles associados inadimplentes.

 Gilberto Avelar considera que ambos os serviços são bons e que cabe ao cidadão fazer a escolha considerando o custo benefício, mas ressalta, a importância de ler o regulamento da associação e diz ainda que o Procon está a disposição para caso exista quaisquer dúvidas. Do nosso ponto de vista a comparação de Gilberto foi bastante esclarecedora para a população, mas vale ressaltar que seguro e proteção veicular são serviços distintos, com públicos destintos e que, portanto, não fazem concorrência um para o outro.


Fonte: https://radio.camarasete.mg.gov.br/noticias.aspx?grp=-1&pag=4&id=1149

Preencha os campos

Anexe aqui o seu currículo em um dos formatos: pdf, jpg, png ou doc. Tamanho máximo 5mb.