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PR aposta na eletromobilidade como pilar de inovação e sustentabilidade

Gestores públicos estiveram reunidos nas dependências do Palácio Iguaçu na tarde desta quarta-feira (1º) para discutir a promoção da eletromobilidade no Paraná. Na ocasião, a Superintendência Geral de Inovação apresentou a frota de veículos elétricos que está à disposição do serviço público.

O Paraná é o Estado com a maior eletrovia do País, que corta as estradas de Leste a Oeste pela BR-277. São 730 km com 12 eletropostos que ligam o Porto de Paranaguá às Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Sob a gestão da Copel, o programa de inovação ampliou a eletromobilidade ao longo da BR-376 e da BR-101, em circuito que vai até perto de Londrina, no Norte do Paraná, e Joinville, em Santa Catarina, interligando os dois estados. Com a expansão do projeto, serão cinco novos postos de recarga disponíveis aos usuários de veículos elétricos.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também já aprovou três projetos da Copel voltados ao fomento da mobilidade elétrica, que totalizam investimento de R$ 15,6 milhões. Os projetos serão executados ao longo dos próximos 36 meses e visam soluções tecnológicas para melhorar a gestão da eletrovia e a integração entre a concessionária que administra o trecho, eletropostos, proprietários de veículos elétricos e a indústria da mobilidade elétrica.

Na mesma esteira de modernização, foi instalado o Ecoposto, nas dependências do Palácio Iguaçu, o primeiro do Governo do Estado a ter geração de energia elétrica limpa e renovável a partir de uma fonte solar fotovoltaica.

 Com capacidade para carregar dois carros ao mesmo tempo, a iniciativa diminuirá os gastos com carros do Estado, já que um veículo a combustão gasta em média R$ 0,66 por quilômetro rodado, enquanto um elétrico gasta em média R$ 0,11. Com a utilização do CARPORT, o custo baixa a praticamente zero porque o carregamento é realizado a partir de energia fotovoltaica. Além disso, o Estado também garantirá uma economia na estrutura do Palácio Iguaçu, pois quando os carros não estiverem sendo carregados, a energia produzida será devolvida à rede elétrica.

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