CQPV

Identidade Visual: qual é sua importância para o negócio?

imagem de identidade visual

A identidade visual é importante para qualquer associação e é por meio dela que será possível se ter o primeiro contato com o persona que a associação deseja se conectar, podendo através disso conquistar relevância e visibilidade no segmento, mas esse processo requer estratégias de marketing, estudos da marca e estabelecer qual será o posicionamento da associação, uma vez que o público está cada vez mais engajado socialmente.

 Foi justamente por isso, que desenvolvemos este artigo para que você possa entender melhor o que é uma identidade visual, qual a importância dela para uma associação e o que é preciso para desenvolvê-la. Então, confira o nosso texto.

O que é identidade visual?

A identidade visual é simplesmente a criação de elementos visuais e gráficos, que são responsáveis por transmitir ao público quais os valores e posicionamentos de uma marca. É por meio dela que uma marca consegue ser identificada e reconhecida pelos seus associados, transmitindo quais os seus ideais. Podemos citar alguns exemplos claros disso em empresas privadas, com certeza, se você visualizar em algum lugar uma maçã cinza mordida, você automaticamente vai identificar que se trata da Apple, ou caso você esteja navegando na internet e veja aquele passarinho azul, você saberá que se trata do Twitter.

 A forma que alguém consegue reconhecer uma associação apenas por fatores simbólicos como: a logomarca, paletas de cores e tipografias, significa que ela tem uma boa identidade visual, além disso, é por meio dela que as associações conseguem mostrar quais são seus valores, já que a identidade visual faz parte de uma estratégia de marketing para promover-se.

Qual é a importância de uma identidade visual?

 O que passa a primeira ideia a respeito de uma associação é a identidade visual. É ela que carrega o significado da associação, seus posicionamentos sociais e ideais para os associados, colaboradores, possíveis associados e prestadores de serviço.

 Quando uma associação consegue criar uma identidade que seja bem fundamenta e que a represente, ela consegue ser identificada facilmente por seus associados e pelo segmento, podendo, assim, construir uma identificação e confiança com seu público.

 Toda associação precisa de uma identidade visual, independentemente se é de porte local ou a nível nacional, para se ter visibilidade é necessário ganhar identificação do seu público.

O que é preciso para criar uma identidade visual?

 Primeiramente é preciso criar uma identidade visual que tenha personalidade e chame atenção da sua persona, para que assim a associação consiga estabelecer um relacionamento com seus associados. Em segundo lugar é importante que se tenha compromisso com o ideal dos fundadores, por isso, a melhor opção é escolher um designer que consiga vislumbrar e pôr em prática a estratégia de marketing da marca. Também será necessário realizar um estudo em que sejam analisados todos os elementos que a compõem, de modo que o designer consiga estabelecer em imagens os ideais e valores da associação e pór ultimo, para que seja desenvolvida uma identidade visual que represente toda a essência, será preciso contar com uma equipe de marketing e outros profissionais que estabeleçam estratégias em cima do persona que a associação se deseja atingir.

 A identidade visual vai muito além de somente tipografias e paletas de cores, são necessários estudos, estratégias, ambientação que conecte as pessoas e benefícios que se relacionem com os associados, por isso, fique atento aos nossos blogs, ao menos uma vez por mês falaremos disso por aqui.

Preencha os campos

Anexe aqui o seu currículo em um dos formatos: pdf, jpg, png ou doc. Tamanho máximo 5mb.