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10 estratégias de marketing digital para colocar em prática agora mesmo

marketing digital

 Um dos grandes dilemas das associações sempre foi a criação de estratégias para que pudessem crescer mais gastando menos. E o que parecia utopia se transformou em realidade graças ao marketing digital. Se antes o marketing das associações era feito nos grandes veículos de comunicação, outdoors ou no famoso “boca a boca”, hoje o mundo conectado exigiu que elas tenham presença digital.

 O que parecia assustador se transformou na “menina dos olhos” das associações, ainda mais nesse período de pandemia e graças ao marketing digital que as associações conseguem expandir as suas atividades e dão prova social do trabalho que fazem. Para muitas associações ficou claro que sobreviver nos tempos atuais sem marketing digital é um trabalho impossível, por isso, é sempre bom estar atento ao que está funcionando, assim você pode explorar as estratégias mais eficazes e aproveitar melhor as possibilidades.

 Para te dar algumas dicas de como extrair o melhor do mundo digital pedimos ajuda a um dos nossos sócios, o publicitário Gabriel Scarpellini que atua no segmento de proteção veicular a mais de uma década.

Aposte no marketing de conteúdo

 O marketing de conteúdo é o carro-chefe do marketing digital e consiste na criação de conteúdos ricos e educativos para gerar credibilidade, conquistar a confiança do internauta e converter isto para a associação. Por este motivo, muitas investem em blogs incorporados ao próprio site, como um canal para trabalhar este relacionamento.

 A estratégia parece simples: utilizar um bom conteúdo para atrair o público-alvo e levar a operação adiante. Mas ela tem funcionado de maneira incrível, tanto é que a maioria do pessoal envolvido em marketing digital hoje foca nela. O marketing de conteúdo é útil porque, na internet, as pessoas costumam fazer muitas buscas por informação. Então, se você oferecer o melhor conteúdo, elas chegarão ao seu site e estarão prontas para dar o próximo passo que você deseja. No entanto, para quem está começando, pode ser difícil chamar a atenção do associado logo de cara. É um trabalho de formiguinha, que envolve técnicas de SEO para que os seus conteúdos sejam bem ranqueados na busca do Google.

Anúncios pagos

 É uma estratégia mais “imediata” em relação ao marketing de conteúdo, que envolve anúncios dentro do ambiente onde os usuários navegam (Google, redes sociais, etc.). Essa ação exige que você conheça minuciosamente o seu público-alvo, pois os links patrocinados devem atingir um perfil de usuário que esteja mais propenso a usufruir dos benefícios da sua associação. E não se assuste: este tipo de anúncio é muito mais econômico do que as propagandas do marketing tradicional.

Layout responsivo

 Se as pessoas praticamente só se conectam com a internet através do celular, é fundamental que o seu site tenha um layout responsivo, ou seja: que se adapta ao formato da tela de qualquer tablet ou smartphone. Caso contrário, é muito provável que o “navegante” simplesmente desista de você antes de começar o processo.

Redes sociais

 Quem disse que as redes sociais servem apenas para interagir com os seus amigos? Não existe canal melhor para a sua associação se relacionar. As redes sociais são atualmente a principal ferramenta de relacionamento com o associado, na qual você tira dúvidas, interage, fornece conteúdo relevante e cria um relacionamento duradouro.

Segmentação

 Sobretudo para o trabalho com e-mail marketing, criar um fluxo de nutrição com base no seu funil é fundamental para incrementar a atividade. Isto porque cada pessoa está em um estágio diferente de definição e precisa receber um conteúdo adequado à etapa em que se encontra. Novamente, é preciso conhecer as características de seu público-alvo – padrões demográficos, comportamentais, etc.

SEO

 Essa é a estratégia utilizada para levar um site ao topo das buscas no Google, Bing e outros buscadores. A sigla significa Search Engine Optimization, ou, em português, “Otimização para Sistemas de Busca”. Entre as táticas incluídas na estratégia de SEO estão o aprimoramento das páginas (texto, imagens, títulos etc.), melhora do código interno e a busca por links externos (menções em outros sites).

 Uma estratégia de SEO é importante porque ela consegue mostrar para os motores de busca que seu site é confiável e merece estar nas primeiras posições. E dessa forma você consegue ser acessado pelo público que irá buscar as palavras-chaves do seu nicho na internet.

E-mail marketing

 A estratégia de e-mail exige apenas uma lista com bons contatos, sejam eles já ativos em sua base ou apenas potenciais associados. Tendo isso, você consegue bolar uma estratégia que coloque sua associação sempre próxima do público da internet. Ao enviar dicas, notícias e avisos sobre promoções, você consegue fortalecer sua associação na mente das pessoas.

PPC – Links Patrocinados

 São links pagos, isto é, investimento em publicidade através de links. Para anunciar a associação, você deve comprar palavras-chaves para as quais você deseja que seu link apareça na pesquisa. Assim, os seus anúncios aparecerão apenas para pessoas que tem interesses nos benefícios da sua associação e você só irá pagar pelas pessoas que clicarem no anúncio. PPC significa justamente isso: pagamento por click, ou, em inglês, pay per click.

Essas são as dicas do Gabriel Scarpellini para você, o Gabriel defende a comunicação responsável acima de tudo. Ele tem especializações em Marketing, Empreendedorismo e Finanças pela PUC-MINAS, diversos cursos no ambiente de marketing digital e performance e também atua no ambiente político, sendo especialista em Marketing Político e Comunicação Governamental pelo IDP-Brasília.

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