O que acontece com o preço da gasolina no Brasil?

Os preços internacionais do petróleo caíram cerca de 25% nesta última segunda-feira (9), o maior tombo em quase 30 anos, e isso pode afetar o custo da gasolina e de outros combustíveis no Brasil.

Desde 2016, a Petrobras adotou uma política de paridade internacional para definir o preço da gasolina que vende às distribuidoras no país. Com isso, em tese, a estatal deve promover uma redução nos preços cobrados. Mas esse corte pode demorar a chegar às bombas – ou mesmo nem ser sentido pelos consumidores.

G1 ouviu dois especialistas no setor, Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura, e David Zylbersztajn, professor da PUC-Rio, para ajudar a explicar o que pode acontecer.

Veja abaixo:

 Os preços vão cair?

A tendência, eles confirmam, é que o preço da gasolina caia para o consumidor, por conta dessa política de paridade internacional. Mas não imediatamente.

“Hoje a política da Petrobras tem sido bastante ligada ao que está acontecendo [no mundo], então, em tese, não deve demorar, já que hoje ela já deve estar comprando petróleo mais barato e vendendo também. Então, ela tende a baixar esse preço para o consumidor”, explica Zylbersztajn.

“Ela se beneficiou muito quando o petróleo estava alto e agora, de alguma maneira, tem que ter uma contrapartida. Quando o petróleo cai, ela também tem que repassar para o consumidor o preço mais baixo. E isso deve acontecer rápido, até para ela não ficar desmoralizada na política dela de, quando sobe, subir também”, completa.

Adriano Pires aponta que a Petrobras deve aguardar alguns dias para o anúncio:

“Acho que a Petrobras vai esperar uma semana, ou quatro, cinco dias, para ver como é que fica esse preço”, diz.

De quanto será essa queda?

É difícil prever. O preço internacional do petróleo sofreu um choque forte, mas pode mudar rapidamente. Lá fora, a queda de preços depende do estágio da epidemia de coronavírus e da retomada da economia mundial. E também de um possível acordo entre os países produtores de petróleo.

“Agora, eles estão brigando entre si, mas amanhã eles podem sentar na mesa e conversar. Esse preço baixo não ajuda ninguém, todo mundo perde. Perde a Arábia Saudita, perde a Rússia, perdem os EUA, perde o Brasil”, afirma Pires.

A extensão da queda de preços que a Petrobras pode aplicar vai depender do cenário externo nos próximos dias.

“Se ele (o valor do barril) ficar na casa dos US$ 30, ela vai reduzir o preço da gasolina e do diesel. Se a coisa voltar à normalidade ou reduzir um pouco, a redução vai ser menor. Acho que, primeiro, a Petrobras vai aguardar uma esfriada do mercado, já que agora estamos de olho no furacão”, diz Pires.

O que diz a Petrobras?

A estatal diz que “monitora o mercado e segue com seu plano estratégico que prepara a companhia para atuar com resiliência em cenários de preços baixos”.

Em nota, a estatal diz que ainda é prematuro fazer projeções sobre os possíveis impactos do tombo dos preços no mercado de petróleo, “dado que ainda não está claro nem a intensidade ou mesmo a persistência do choque nos preços”.

Se a Petrobras reduzir os preços, a queda vai chegar às bombas?

Não necessariamente. A Petrobras define os preços a que vende para as distribuidoras, mas a partir daí os preços são livres, e sofrem outras influências. Distribuidoras e postos podem optar por não repassar a queda, ou repassar uma queda menor.

Além disso, as distribuidoras têm estoques comprados aos preços anteriores, e podem levar um tempo para repassar o corte no valor.

O governo também pode evitar que o consumidor sinta uma queda mais acentuada de preços nas bombas. Isso porque incide, sobre a gasolina e o diesel, um tributo chamado Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) – atualmente em R$ 0,10 por litro.

Como a volatilidade de preços é considerada prejudicial, o governo pode elevar a Cide, deixando os preços mais estáveis para o consumidor.

“Se ao invés de ficar diminuindo o preço do combustível, o governo aumentar a Cide, criaria um certo ‘colchão’ para quando o preço voltar a subir, evitar essas volatilidades”, diz Pires.

“A Cide é uma fonte de receita importante para o governo. Quando ele baixa a Cide, ele está subsidiando o consumidor de combustíveis. E ele pode aumentar o valor da Cide, como no caso de agora. Na minha opinião, deveria [aumentar], porque gasolina muito baixa gera desperdício, aumento de consumo desnecessário e mais poluição”, diz Zylbersztajn.

O presidente Jair Bolsonaro descartou o aumento da Cide. Segundo ele, a ‘tendência’ é o preço dos combustíveis cair nas refinarias.

Fonte: G1 / Foto: Reprodução

Compartilhe e promova o associativismo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *