Leia o posicionamento institucional da FAN

A FORÇA ASSOCIATIVA NACIONAL – FAN, ante as mensagens enviadas na noite de ontem (01/10/19) em aplicativos de comunicação, por meio de sua Diretoria vem prestar esclarecimentos a suas filiadas e para a sociedade em geral.

Inicialmente, cabe destacar que a FAN vem realizando um trabalho de orientação e conduta das suas filiadas no que tange o respeito do modelo associativo, em especial, acerca da orientação legal e jurisprudencial sobre as associações de socorro mútuo.

É público e notório que a FAN não tolera práticas ilegais e distorcidas no associativismo, tanto é que já publicou parecer sobre o tema (julho/2019), principalmente acerca da forma de atividade de uma associação de rateio de despesas.

Para não restar dúvidas, no dia 06/09/2019 publicou um Edital de Chamamento para verificação da atividade de suas filiadas, o qual determina o cumprimento integral das orientações jurídicas, sob pena de exclusão da FAN.

Em específico, sobre o assunto de ontem, a pessoa mencionada não faz parte da estrutura organizacional da FAN, trata-se de um profissional liberal que age pelos seus próprios atos, não podendo a FAN se responsabilizar por alguém que não tem vínculo institucional.

Sobre a utilização do logotipo da FAN em site e redes sociais de uma associação citada, lamentamos, pois o uso foi indevido, a referida entidade sequer é filiada e, mesmo se quisesse filiar não seria aceita em razão da pratica por ela realizada. Quanto a esse ponto, a FAN, na semana passada realizou algumas notificações para a retirada de se nome e logotipo nas propagandas de associações não filiadas.

A lista de filiadas pode ser consultada pelo aplicativo e site da FAN, portanto, aconselhamos a sempre verificar a veracidade das informações.

Por fim, a FAN reitera o seu compromisso com o modelo correto do associativismo, não tolerando sobre nenhum pretexto associações ou pessoas que desrespeitem tais princípios e orientações do próprio Judiciário.

Incessantemente primamos pela responsabilidade e respeito integral a legislação vigente e orientações jurisprudenciais, nos colocamos a disposição para quaisquer esclarecimentos.
Atenciosamente,

Diretoria da Força Associativa Nacional – FAN

Compartilhe e promova o associativismo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *