Cuidados com o carro que você deve ter todo mês

Ter um carro é o sonho da maioria dos brasileiros, um bem tão sonhado e com suor conquistado. Contudo ter certos cuidados com seu veículo pode fazer com que durabilidade dele seja maior, e consequentemente seja seu parceiro por um bom tempo.

Freios

Este item é para você dar uma conferida periodicamente, no líquido de freio. Caso você note que está abaixo do indicativo do reservatório, atente-se a um possível vazamento. Contudo se nada for visto, pode ser que seja o desgaste natural das pastilhas e discos de freios. Neste caso leve ao seu mecânico de confiança para uma análise mais a fundo.

Manutenção: quais cuidados você deve ter todo mês

Correia Dentada

Basicamente, a função da correia dentada é a de manter o sincronismo entre a árvore de manivelas e o eixo comando de válvulas.

Além disso, deve ser trocada a cada 50.000 km por causa de desgaste natural. É um dos itens mais importantes que devem ser vistos, pois a quebra pode tragicamente acabar com o seu motor. Outra dica muito importante, é a de que quando se compra um veículo semino ou usado, é trocar imediatamente independente da quilometragem.

Manutenção: quais cuidados você deve ter todo mês

Pneus

Com os pneus a principal preocupação é com o desgaste. Analise os seguintes itens:

  • Se você notar uma parte mais gasta no centro da roda, é sinal de que a calibração está acima da indicada pelo fabricante.
  • Contudo, se o desgaste for maior nas laterais é porque a calibragem está abaixo do recomendado.
  • Mas, se o desgaste estiver especificamente do lado interno ou externo mostra a necessidade de alinhamento da suspensão

A calibragem correta evita desgastes precoces e também na economia de combustível. Procure fazer periodicamente e com o veículo frio, geralmente a cada 15 dias. Para saber a calibragem ideal, recorra ao manual do proprietário.

Não se esqueça também do estepe.

Manutenção: quais cuidados você deve ter todo mês

Bateria

Item indispensável e de suma importância para o funcionamento de todo o sistema elétrico/eletrônico do carro, a bateria armazena toda a energia gerada pelo alternador.

Embora sejam seladas e não necessitem mais de adição de água, ainda precisam de uma certa manutenção.

Analise mensalmente se os os cabos estão limpos, sem zinabres, e bem fixados aos pólos da bateria.

Manutenção: quais cuidados você deve ter todo mês

Óleo

Um dos itens de suma importância na análise mensal, pois é ele que lubrifica as partes móveis do motor e evita quebras gerando o perfeito funcionamento do sistema.

Siga de acordo com o manual do proprietário, que diz o tipo e periodicidade da troca. Caso você ignore isto, haverá falhas na lubrificação interna e avarias profunda no interior do motor.

Com a vareta do óleo você analisa a quantidade e o estado do óleo. Você deve realizar visualmente, com o motor frio e em uma superfície plana. Se estiver abaixo, você pode pedir a troca no seu mecânico de confiança ou em postos de combustível autorizados. Peça para verificar possíveis vazamentos também.

Manutenção: quais cuidados você deve ter todo mês

Sistemas de Arrefecimento

É basicamente o sistema responsável pela refrigeração motora do veículo. Se estiver com problemas pode aumentar o consumo de combustível e na pior das hipóteses danificar itens como a junta do cabeçote.

Verifique semanalmente o nível de água no reservatório de expansão, respeitando sempre os limites mínimos e máximos indicados. No entanto, se o abastecimento for muito frequente, procure seu mecânico de confiança para uma análise mais detalhada. Evite postos de combustível pois costumam usar produtos adulterados.

Manutenção: quais cuidados você deve ter todo mês

Fonte: Catarina Carros / Fotos: Reprodução

Compartilhe e promova o associativismo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *