O que é CNPJ e qual a importância dele para o seu serviço

Já parou para se perguntar porque uma empresa possui CNPJ enquanto você, cidadão de carteira assinada, possui CPF? Acontece que o CNPJ funciona como o CPF de uma empresa, por onde temos as informações dos dados mesma, e neste artigo você vai entender as razões e sua importância.

O QUE É CNPJ

CNPJ é uma sigla e significa Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. Ele veio para substituir o antigo CGC — Cadastro Geral do Contribuinte — e é a forma que a Receita Federal usa para identificar as empresas cadastradas, o que garantirá os direitos fiscais e jurídicos da empresa.

É somente com ele que se pode registrar o nome da firma, emitir notas fiscais e conseguir contratos mais elaborados com fornecedores, por exemplo.

O CNPJ guarda os dados da empresa para consultar, tais como:

  • Número da inscrição;
  • Se é Matriz o Filial;
  • Data de abertura;
  • Nome da empresa;
  • Nome fantasia, se houver;
  • Código e descrição da atividade econômica principal;
  • Código e descrição das atividades econômicas secundárias;
  • Código e descrição da natureza jurídica;
  • Endereço;
  • Situação cadastral.

PORQUE TER CNPJ É TÃO IMPORTANTE PARA O SEU NEGÓCIO

Agora que você sabe o que é, você também precisa saber porque ter cnpj é importante.

Ele não existe somente para quem vai abrir uma empresa, mas, também, para pessoas físicas que utilizam seu nome com a finalidade de lucrar.

A importância mora na necessidade de emitir notas fiscais, ter respaldo jurídico e legalidade fiscal, além de precisar solicitar máquinas de cartão com taxas mais baixas. É necessário, também, para que seus funcionários tenham todos os direitos trabalhistas garantido, além de não conseguir descontos que fornecedores oferecem para empresas.

Os bancos também dão valor para quem está regularizado com CNPJ, pois ele vê várias vantagens em ajudar o microempreendedor com diversos serviços oferecidos.

Além disso o CNPJ é muito importante para saber mais dados sobre a empresa, como conhecer a situação cadastral, dívidas ou até problemas com a justiça, por isso é muito importante antes de tomar decisões importantes fazer  a consulta CNPJ.

Agora que você sabe o que é e porque é importante, você poderá descobrir se suas necessidades se encaixam em transformar sua vida de pessoa física em jurídica.

 

Todo direitos reservados ao site Surgiu / Assessoria de Comunicação 

Compartilhe e promova o associativismo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *