Quais são os valores das federações para as associações de proteção veicular

Em quase todos os seguimentos existem instituições que são peças chaves para ajudar no bom funcionamento de suas operações. Com a proteção veicular não seria diferente, há federações que atuam no intuito de lutar a favor da classe, além de ser  intermediadora no âmbito Judiciário, bem como entre as associações e a sociedade.

Uma federação é uma entidade civil sem fins econômicos, que congrega associações de proteção veicular e congêneres de âmbito nacional e regional, bem como empresas ligadas ao setor, que atuam direta ou indiretamente no seguimento. Ou seja, são elas que amparam e avaliam os funcionamento das instituições que obtêm seus selos. Infelizmente, nem todas as associações pelo Brasil são filiadas a alguma dessas entidades existentes. As que têm o selo de uma dessas federações ganha um diferencial em meio as outras, pois isso ajuda a comprar que fazem seu trabalho da forma mais correta. Além disso, ajudam mensalmente com contribuições monetárias para a parte jurídica de uma federação continuar atuando em favor da proteção veicular frente às adversidades que o seguimento encontra no mercado.

Mas como é obter um selo de certificação? Este selo comprova que as associações passaram por um critério de avaliação para integrar a alguma Federação. O que infelizmente acontece no cenário atual é que essas praticas não estão garantindo tanto quanto deveria. Atualmente o que podemos constar que até mesmo associações com CNPJ sujo tem algum desses selos. As federações devem trabalhar arduamente na fiscalização destas. O trabalho é conjunto e deve ser analisado e acompanhado por todos.

Por isso luta não para nunca, principalmente para dar segurança aos associados. Hoje em dia existem no mercado maneiras que garantem a uma pessoa a total tranquilidade de se associar. Uma delas é o selo CIFPV – Centro de Informação Financeira da Proteção Veicular. Ferramenta criada em benefício das associações, para ajudar a indicar as entidades sérias do mercado. 

A associação que tiver esse selo, dentre outros critérios, têm como público todos os seus atos, decisões da diretoria, atas de assembleias, inclusive a gestão financeira, a disposição de seus beneficiários. Além disso, quem é associado pode ter com clareza contas de onde foi e onde será aplicada a contribuição investida por eles.

O selo é uma medida provisoria que separa as associações sérias, que trabalham com clareza de seu funcionamento, das demais. Ela só terá validade até chegar a regulamentação.

Leia Mais SELO CIFPV ESTÁ CHEGANDO NO MERCADO.

Leia Mais CIFPV: selo vai garantir transparência para quem decidir se associar a uma proteção veicular.

Lembrando que todos devem verificar na hora de optar por uma associação de proteção automotiva se a entidade possui credibilidade e bom histórico junto aos seus associados. Faça sempre uma boa pesquisa nos órgãos de proteção ao crédito e nos tribunais de justiça para saber sobre CNPJ.

Compartilhe e promova o associativismo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *