Seguro auto: o que pode impedir o recebimento da indenização?

Entenda como ocorrem às indenizações do seguro auto e quais pontos merecem maior atenção!

Tão importante quanto contratar um seguro para seu automóvel, é saber utilizar o seguro corretamente para não perder o direito à indenização na ocasião de algum sinistro. O que acontece muitas vezes é que a falta de informação ou o descumprimento do contrato comprometem a entrega da indenização quando o segurado precisa acionar o seguro. Para você não correr esse risco, Regina Jacob Corretora de Seguros aponta os principais cuidados que você deve ter ao lidar com o seguro do seu carro. Confira!

Ler atentamento o manual do segurado

Leia o manual do seguro do carro na íntegra para ficar por dentro de todas as condições gerais e especiais da apólice. Isso é muito útil para você entender como funciona o seguro, saber como proceder em casos de sinistros e conhecer as particularidades da sua seguradora.

Não omitir informações

Se você omitir informações na hora de contratar a apólice e houver divergência de dados na hora da entrega da indenização, é bem provável que ela seja negada e você não tenha nem o direito de recorrer da decisão.

Ser sincero sobre o uso do veículo e seus principais condutores

Além de informar a seguradora ou o corretor sobre como pretende usar o carro – ir ao trabalho, à faculdade, viajar, etc. -, é preciso revelar também quem são os principais motoristas do veículo. A seguradora pode negar o pagamento da indenização caso o condutor envolvido em um acidente, por exemplo, não tenha sido especificado com antecedência.

Entender os riscos cobertos e excluídos

Estando ciente dos riscos cobertos, você saberá se o seguro vai indenizá-lo ou não em diversos tipos de situações. É claro que a ajuda de um corretor de seguros profissional facilita muito. Isso porque o trabalho dele é analisar seu perfil e indicar as coberturas ideais para você.

Esclarecer todas as dúvidas antes de contratar o seguro

Na hora de contratar um seguro, você não deve deixar de apresentar qualquer dúvida que surgir. Você precisa estar ciente de tudo o que sua apólice irá cobrir. Esse processo ajudará você a se familiarizar com o serviço e evitará que algo possa comprometer alguma indenização futura.

Contratar uma apólice que corresponda às suas necessidades

Pode acontecer de você contratar um seguro com inúmeras coberturas, mas que não são as ideais para o uso que fará do veículo. O ideal é comprar um seguro para aquilo que você precisa, ou seja, conhecer o produto das seguradoras antes de tomar uma decisão. Por exemplo, se determinado veículo é utilizado somente na cidade, o consumidor não precisa de uma Assistência 24 horas com limite de guincho maior que 100 km. Consulte um corretor de seguros e tire todas suas dúvidas.

Avisar a seguradora se for fazer alguma alteração no veículo

A maioria das seguradoras solicita que toda e qualquer alteração seja comunicada e comprovada por meio de vistoria, processo no qual a seguradora irá analisar se aceita ou não as modificações. Um exemplo recorrente são os veículos rebaixados, que não possuem cobertura nas apólices de seguros. Assim, pense duas vezes antes de “tunar” seu veículo, já que isso pode comprometer o investimento no seguro.

Sobre a Regina Jacob Corretora de Seguros

Regina Jacob é uma Corretora de Seguros devidamente habilitada pela SUSEP e que conta com mais de 10 anos de experiência na cotação de seguros para pessoas físicas. Seu diferencial é identificar as reais necessidades dos segurados e encontrar as melhores soluções nos segmentos de seguro auto, residencial, seguro de vida, seguro viagem e demais ramos.

21/12/2017 / Fonte: Segs

Compartilhe e promova o associativismo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *